Agora pode tudo (quase tudo…)

Para ir lendo e escutando:

 

Ontem foi a tão esperada consulta no pediatra dos seis meses. Venho sonhando com ela desde que saí da maternidade, pois é onde ele daria cartão verde para papinhas e suquinhos.

Os dias foram passando e eu cada vez mais ansiosa. Cacei blogs, sites e livros que falavam sobre alimentação para bebês, colocava a bebéia para brincar com copo e colheres, sonhava com este momento!

A consulta foi como esperava, bebéia saudável, simpática, ativa, crescendo… e o pediatra lançou a canetinha e foi anotando tudo que agora ela pode comer: papinhas de arroz ou de aveia com batatas, chuchu, cenoura e uma carne magra, tudo bem cozidinho, bem peneiradinho, bem amassadinho. Suco de laranja-lima, maça, mamão, pêra e frutas, as mesmas do suco mais banana-maçã.

Minhas dúvidas eram: e se quiser mamar depois de comer? que aparatos usar? mamadeira? copo? colher de plástico?

E ele respondeu (na ordem): “sim, pode mamar, porque mamar é mais do que alimentar é amar; use os mesmos que você usa, nada que a faça sugar, então copo é o ideal e colher de plástico não é necessário, aliás, comer com colher de plástico deixa a comida esquisita, né?”

Saí feliz da vida, correndo comprar um copo de criança que já estava namorando, um copo chamado copo de treinamento. Tenho gostado muito dos produtos da Avent, que é da Phillips e achei na primeira loja de artigos infantis.

Encontrei a minha mãe e sentamos em um café para conversar e já fui logo pedindo uma agua mineral para a bebéia. Coloquei no copinho, já devidamente lavadinho no café, e tcham tcham, tcham!! Ela agarrou com um gosto e bebeu muito bem a água. Fiquei radiante, pois ela não queria mais largar e queria mais e mais. Deixei ela beber o quanto ela queria e em seguida quis mamar também. Foi tão engraçado porque ela abocanhou e percebeu que estava cheia. Olhou pra mim com um sorrisinho maroto e percebi que minha bebéia está se tornando uma bebéiazona. Comeu quase toda a banana-maçã e fazia graça com as pessoas que estavam no café.

Hoje, acordamos e fomos direto ao supermercado comprar os legumes. Percebi que a nossa alimentação anda bem falhada de legumes, porque em casa não tinha nada que estava na receita do pediatra e são todos legumes bem básicos.  Enchi a geladeira de legumes frescos e enquanto fazia nosso almoço, fiz o dela também. Almoçamos, ela mamou e eu comentei com o designer enquanto ela mamava: “puxa, que pena! agora a sopinha dela tá pronta e não vai rolar dar pra ela… – não se preocupe, você vai dar amanhã, não seja tão ansiosa.” Nisso ela larga o seio, me olha e diz: “uh uh!”  que eu entendi como: “opa, sopinha! não vejo a hora de comer como gente grande! mãe, traz aí!”. Fui para a cozinha amassar, coar… e não sou muito paciente com isso, e trouxe tudo grosso, mal feito. O Designer olhou e amassou e coou de verdade. A primeira colherada foi honra do papai e ela gostou logo de cara, comeu tuuuuudo e queria mais. Aí, eu dei o seio, afinal, era a primeira vez que comia a papinha salgadinha. Ela comeu com tanta vontade que nem deu tempo de sacar uma câmera para filmar.

Hoje também foi o dia do primeiro suquinho de laranja lima. Eu não gosto de muito de laranja  lima, acho um misto de doce com amargo, por causa da oxidação mas a bebéia adorou. O copo de treinamento tem um biquinho e ela estava com tanta gana de beber o suco que me vi obrigada a tirar o bico e dar o copo e ela tomou suuuper bem.

Explico porque tanta felicidade: eu e o Designer amamos comer. Gostamos de ir a restaurantes, descobrir novos lugares e acredito que agora temos nossa companherinha. Meus planos é amamentar os “dois anos ou mais” que a Organização Mundial de Saúde recomenda, essa frase que gera espanto em algumas mães e em outras gera um alívio, mas isto é assunto para outro dia.

O que importa é que a bebéia adorou comer e agora uma nova etapa começa.

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Agora pode tudo (quase tudo…)

Deixe um comentário

