O tempo passa, o tempo voa…

 

E o ponteiro da balança só sobe!

Passei este mês todo sem me pesar, porque a pilha da balança quebrou e aí só me pesei no consultório hoje. 3 kilos a mais em 1 mês! Até agora já engordei 9 kiloss!!! a minha nutricionista vai me matar porque segundo ela só deveria engordar 10 kilos a gestação toda.  Será que ainda é consequência do hipotiroidismo? A minha dosagem aumentou e ainda não estabilizou.

Enfim,  com certeza pisei na bola e vou me policiar mais.

Pode consequencia de ser tudo: ansiedade, falta de enjoo, comidas gostosas que ganho de todos…

Andei lendo algumas coisas e me ajudou. Farei aqui os 10 mandamentos que vou seguir nestes próximos meses:

1) Aceite que durante um tempo sua função será a de gestar um bebê. Você vai mudar muito, interna e externamente. E tem de se adaptar a cada fase, às loucuras hormonais do primeiro trimestre, aos novos contornos que vão surgindo no segundo e ao peso e à desaceleração que acontecem no final.

2) Regime nem pensar. Restrições alimentares podem privar o bebê de nutrientes importantes. Mas você precisará ser mais rigorosa no controle do ganho de peso para evitar problemas como hipertensão e diabete.  Para isso, prefira alimentos que nutrem, como frutas, legumes e verduras. Depois que o bebê deixar de mamar no peito, a dieta estará liberada. A boa notícia é que amamentar gasta, em média, 800 calorias por dia e vai ajudá-la a ficar mais esbelta que antes.

3) Dar preferência a leite ou iogurte desnatados, e queijos magros.

4) Evitar alimentos ricos em gorduras e altamente calóricos, mas pobres em nutrientes, como doces, bolos, frituras (passar mais longe ainda)

5) Usar alimentos assados, cozidos, grelhados, ao invés de fritos.

6) Não faltar na hidro e fazer caminhadas nos outros dias.

7) Diminuir o tamanho das porções (acreditem: estou comendo como um pedreiro mesmo! hahaha!)

8 ) Comer de 3 em 3 horas (R-E-L-I-G-I-O-S-A-M-E-N-T-E)

9) Me pesar regularmente (para ir controlando, né)

10) Ser feliz e não me encanar tanto com isso.

 

Olha, aqui tem uma tabelinha bem bacana que achei sobre o ganho de peso na gestação:

 

Classificação IMC IMC Total de quilos
Abaixo do peso < 18.5 13 – 18
Peso normal 18.5 – 24.9 11 – 16
Sobrepeso 25 – 29.9 7 – 11
Obesidade > ou igual 30 5 – 9

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários sobre “O tempo passa, o tempo voa…

  1. Ai Mikie…. eu, no começo, fiquei me martirizando demaaais por conta do peso…. depois, eu nao quis nem saber mais…. comia tudo que eu (e a Alice, claro!!! hehehe) queríamos… hahahaha engordei 17kg… mas amamentando, nos primeiros 2 meses, perdi 12kg… agora, depois de 1 ano, to tentando, AINDA, perder os últimos 2kg…. mas sei lá, faça o que vc disse mesmo, seja feliz e nao se encane com isso… aproveite a gravidez!!!!

    • Pois é, o negócio é me cuidar mesmo. Meu médico me alertou não pelo peso que terei que perder depois, mas também por outras complicações com a gestação, tipo diabetes…Bom, hoje me pesei de novo (pq coloquei a pilha na balança) e estava com 2 kilos a menos. Deve ser alguma flutuação ou muita roupa (aqui tá fazendo 4 graus). Mas vou curtir mesmo, depois vai ser correr atrás, literalmente. Hahaha!!!

      • Até uns 15 k é bem normal, viu? Mas vai se cuidando sim, tem muitos meses pela frente ainda 🙂 Próxima visita aqui vou fazer comida light! ;D

Deixe um comentário

