Hipotiroidismo gestacional

 

Para tudo tem uma explicação.

Porque engordei 3 kilos ainda no segundo mês? não tinha comido pra tal, a ponto de engordar 3 kilos em um mês. Seria delicioso se isso tivesse acontecido…ENFIM…

Descobri junto com os médicos, um daqueles milhões de exames que fiz que estou com hipotiroidismo gestacional.

Fiquei assustada até conversar com a endocrinologista que me disse que teve o mesmo durante a gestação e que se bem tratado e acompanhado não há risco para o bebê e nem para a mãe.  Ela disse também que normalmente a tiróide volta ao normal após o parto.

Todos os meses terei que fazer exames de sangue e fazer acompanhamento com a endocrinologista.

A esta altura já estou com obstetra+nutricionista+endocrinologista. Achei que fosse mais fácil ficar grávida.

Pra entender melhor o que é hipotiroidismo gestacional:

A tireoide do feto só se torna operacional a partir da metade da gestação, assim no início da gestação o desenvolvimento neurológico do feto é totalmente dependente dos hormônios tireoideanos maternos. Esses hormônios são essenciais para a multiplicação neuronal, migração e organização estrutural, crescimentos axonal e dendrítico, sinaptogênese e formação da mielina. Estudos tem mostrado que crianças de mães com hipotireoidismo gestacional não tratadas têm maior dificuldade no aprendizado escolar, além de deficit de atenção e hiperatividade.

São consideradas gestantes de alto risco para doença da tireoide, as que apresente história de hipertireoidismo, hipotireoidismo ou tireoidite em gestações anteriores, diabetes mellitus tipo I ou outra doenca auto-imune (lupus, febre reumática, artrite reumatóide,etc.); história de abortos, parto prematuro, infertilidade, hipercolesterolemia, hiponatremia ou anemia.

O tratamento do hipotireoidismo da grávida é semelhante aos tratamento das outras formas de hipotireoidismo. A medicação de escolha é a levotiroxina (LT4) e a dosagem depende do estágio de evolução da gravidez e do controle laboratorial. Sendo indicado o controle rigoroso pelo médico ginecologista e periódico pelo médico endocrinologista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ingestão diária média de 250 µg/dia de iodo para as grávidas e as mulheres que estão amamentando.

Então,  continuem acompanhando a novela desta grávida! em breve mais capítulos emocionantes!

 

 

4 comentários sobre “Hipotiroidismo gestacional

  1. Tem casos contrarios também. Eu tenho hipotireoidismo e minha irmã também. Quando minha irmã ficou grávida, a tireoide dela voltou a funcnionar normalmente! Engraçado né!

    bjo

  2. Olá! Estou com hipotireoidismo gestacional, nunca tive nada e agora não parava de aumentar, fui descobrir já estava de 2 meses e uma semana, fui medicada estou tomando certinho, mas o medo não foi embora ….Estou apreensiva com medo de não ter conseguido dar o necessário para meu bebê nascer bem….entrei com a medicação mas mesmo assim, acredito eu que descobri muito tarde….ai vem a duvida já estava tomando o acido fólico desde o 1° mês de gestação e diz na bula que também serve para terminar de formar o Tambo neural…será que meu pequeno está bem ….?

    • Marcia, se estiver acompanhando com o médico estará tudo bem! Eu descobri com 5 meses e minha menina nasceu bem! Agora estou na segunda gestação e com hipotiroidismo novamente. E está tudo bem!

    • Olá Márcia…estou com o mesmo problema e os mesmos medos… você tem passado bem? Continua com o medicamento? eu já aumentei duas vezes a medicação mas continuo com TSH acima dos valores supostos normais para uma gestante. 😦

Deixe um comentário

